Páginas

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Empregado ou Colaborador?

Boa noite senhoras e senhores.

Hoje iremos falar de coisas mais sérias sobre pessoas, trabalho e empresas. Voltando em um tempo não muito antigo penso em empresas com patrões exigentes com inúmeras metas para atingir e pressionando todos que estão abaixo dele. Hoje em muitas empresas continua sendo assim mas existe algo mudando. Não pensem que sou totalmente a favor do modo google de trabalho mas acredito que muitas coisas que eles fazem podem ser usadas para alguns tipos de empresas e de trabalhos. Acho um equívoco achar que um funcionário irá render mais por estar sobre pressão, pois se ele precisar estar pressionado para produzir ele deve não ser profissional, comprometido ou está ganhando muito mal e como as empresas ainda pensam em esfolar mais pra ganhar mais isso realmente ocorre. De acordo com o que já vivi e principalmente depois que conheci o SCRUM posso garantir que ambos, empresa e colaborador (empregado é coisa do passado) podem ganhar bem e ficarem satisfeitos se existir profissionalismo, comprometimento e trabalho em equipe e com isso a consequência é lucro para empresa e boa remuneração + benefícios para o colaborador. O Scrum foi a única metodologia que vi acontecer resultado seguindo o tempo estipulado e entregando o solicitado ou algo muito perto do solicitado, mas tudo isso só é possível com as pessoas certas, comprometidas, com profissionalismo, com motivação e espírito de equipe.

Depois dessa explicação toda vou dizer certas idéias que tive que vão parecer malucas para alguns e outras que já são até usadas no dia de hoje:
1- O horário de  entrada do trabalho na segunda poderia ter um atraso de 1 ou 2 horas pois duvido que na segunda alguém já produza com 70% de capacidade antes do almoço ou antes das 10 dependendo do seu horário de entrada. Digo que isso só será possível se houver comprometimento e entendimento que esse benefício é para ajudar na produção e para melhorar a qualidade de vida das pessoas pois colaborador feliz rende muito paz, a não ser que seja um vagabundo, sem profissionalismo ou ambição na vida.*
2- Na sexta acontece o caso contrário ou seja poderíamos sair 1 ou 2 horas antes do horário normal pois depois do almoço da sexta tudo se arrasta, mas não deveria pois o funcionário deveria ter a noção que ele terá esse benefício se produzir de forma normal no tempo que tem de trabalho.*
* Devemos pensar como no SCRUM onde temos o tempo (pontos) para cumprir uma tarefa, tempo (pontos) esse que foi definido  em equipe, dessa forma o mínimo que devemos fazer é a nossa parte no tempo estipulado.
3- Momentos de lazer e confraternização deveriam ser mais realizados e aproveitados pois não se pode formar uma equipe com pessoas que mal se conhecem e todos tem defeitos e qualidades que dever ser exploradas ou trabalhadas em pró da equipe e do desenvolvimento de uma tarefa. Sendo assim, churrascos, partidas de alguns esporte ou video game deveriam ser mais estimuladas.
4- Se preocupar com a refeição e saúde do colaborador também é muito importante, como dito antes, não vale a pena esfolar pois a produção vai sempre diminuir.
5- Ultimamente a saúde mental das pessoas anda debilitada pois cada vez mais existe a pressão, cobrança, obrigações que fazem o Stress aparecer e outras novas doenças que fazem o rendimento cair e a produção sumir, mais uma prova que não adianta pressionar, cobrar tem que participar, colaborar, fazer um ambiente e uma estrutura para tudo funcionar de forma correta e harmoniosa sendo bom para todos e rendendo frutos para todos.

Bem, Falei muito sério por hoje, mas foi só para começar a semana.

E para colocar uma idéia menos séria eu queria que TODOS ( sei que alguns fazem isso) players de música (mp3 e etc) quando estivessem no RANDOM não ficassem repetindo as mesmas músicas direto, ou seja, tem 100 músicas na lista mas eles insiste em tocar sempre as mesmas 30 sem passar por outras. Acho que fazer um algoritmo que não repita um número enquanto não passarem X números na frente dele não seja algo de outro mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário